top of page
  • Foto do escritorEspaço Recriar

A importância da psicologia na vida de todos


Muitos pensam que o psicólogo é alguém que só deve ser procurado quando se está passando por algum problema ou quando se tem algum trauma do qual a origem é desconhecida, mas isso não é verdade. O preconceito com esse tipo de terapia deve ser extinto por diversos motivos, por isso, separamos 3 deles para que você possa começar a olhar com outros olhos a área da psicologia:


Todo mundo tem problemas


Com as rotinas insanas de trabalho e toda a cobrança para que decisões sejam tomada, alguns setores da nossa vida vão sendo minados, causando depressão, ansiedade, baixa autoestima, entre outros sintomas.

A terapia com o profissional da psicologia, nos faz entender que o que nos faz mal, às vezes não precisa ter um peso tão grande em nossas vidas, tornando as coisas mais leves de serem levadas no dia a dia.


Cada tratamento é diferente

Cada pessoa tem suas necessidades, seu traumas, seus problemas e por isso, cada consulta com o psicólogo é diferente. As estratégias utilizadas, a frequência e os assuntos variam, de acordo com a necessidade de cada indivíduo.


Auto conhecimento


É muito importante entendermos nós mesmos. Sabermos porquê temos uma determinada mania, ou um detalhe na personalidade que não sabemos de onde surgiu. Nosso cérebro possui o consciente, o sub consciente e o inconsciente. As lembranças guardadas em nosso consciente são aquelas que conseguimos lembrar diariamente. Já o nosso sub consciente é responsável por memórias “arquivadas”, que não lembramos porém afetam de alguma forma nossa personalidade. Como se fossem fantasmas. Nosso inconsciente é onde guardamos coisas que não lembramos e que não nos afetam. Normalmente é a partir dele que são criados os nossos sonhos durante a noite.

As coisas guardadas em nosso sub consciente, podem nos afetar de alguma forma, mesmo que a gente não seja capaz de lembrar com clareza o que de fato aconteceu. O psicólogo nos ajuda, através de técnicas específicas, a resgatar essas memórias e entender como nos tornamos o que somos hoje em dia.


Não acreditamos que seja possível se conhecer por completo, afinal estamos em constante mutação, mas iniciar uma terapia com um profissional é um importante passo para começar a cuidar da sua saúde mental e ter mais qualidade de vida.

43 visualizações0 comentário
bottom of page